quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Bolo de Mel da Madeira


A receita que apresento reporta-se a uma recolha de doçaria conventual do Século XVIII. No entanto, sabe-se que o bolo de mel madeirense tem, em várias paragens da Região, modos de confecção diversificados, mas todos eles saborosos, ricos e que se mantêm ao longo do ano, sempre prontos para adoçar em ocasiões especiais, partido à mão, devidamente acompanhado de um cálice de Vinho Madeira. Este é um dos produtos mais divulgados pela Confraria Gastronómica da Madeira nas dezenas de mostras de gastronomia na qual participa por toda a Europa.

Ingredientes:

2 kg de farinha
16 dl de mel de cana
500 g de manteiga
500 g de banha
1 kg de açucar
500 g de amêndoa
1 1/2 pacote de soda
1 noz moscada ralada
15 g de cravo maranhão
15 g de cravo da Índia
1/2 kg de nozes
1 kg de pão em massa
100 g de passas
50 g de erva doce
70 g de canela
500 g de cidra
raspa de duas laranjas e sumo de uma

Amornar o açucar, a banha e a manteiga. Desfazer e juntar o pão em massa aos poucos. Deitar a farinha, as frutas, soda, canela e demais especiarias até unir. Adicionar o mel em fio e por fim o sumo de laranja. Descansar um dia num alguidar de barro ou madeira e depois cozer no forno, em formas redondas e baixas, sem esquecer de guarnecer com as amendoas e as nozes (em metades).

Carne da Noite

Trata-se de uma receita tradicional do concelho de Santana, própria da Festa e que coincide com a matança do porco. No Funchal, o restaurante "A Casa do Vizinho" apresenta como prato habitual, muito apreciado, não apenas pelos clientes residentes, mas também pelos muitos turistas que por lá passam.

Ingredientes:

1 kg de carne de porco
2 dl vinho da terra (seco)
1 ramos de segurelha
1 folha de louro
2 pimentas da terra
1 abóbora verde
2 c. sopa de banha
sal q.b.

Corte a carne em pedaços e tempere com vinho, segurelha, alho, pimenta, louro e sal. Deixe tomar o sabor dos temperos por 30 minutos. Passado este tempo leve um tacho ao lume, com a banha e quando estiver bem quente, junte os pedaços de carne com os temperos, excepto o vinho. Depois de bem corada, refresque com o vinho e baixe o lume. Tape e deixe cozinhar em lume brando, por uma hora. Passado esse tempo, sirva a carne guarnecida com a abóbora cozida em água temperada de sal.
Bom apetite.

In Sabores - receitas tradicionais madeirenses