sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação - sopa é rainha em Portugal


Depois dos holandeses, os portugueses são os maiores consumidores de sopa na Europa, o que explica o sucesso da
Loja das Sopas, criada em 1998 por um português e hoje nas mãos de
uma multinacional de origem espanhola.
A multinacional tem outras marcas, mas esta continua exclusiva de Portugal, disse o director da marca, Lorenzo Herrero,
segundo o qual a sopa é um elemento "super importante" na gastronomia portuguesa e que necessitaria de uma adaptação "mais
difícil" a outros mercados.
Segundo o mesmo responsável, os portugueses estão em terceiro lugar a nível mundial no consumo de litros de sopa por pessoa, numa tabela
liderada pelos chineses, seguidos dos holandeses.
Vendida aos espanhóis em 2003, a empresa tem hoje 46 pontos de venda, dos quais 12 são próprios e os restantes franchisados.
"É a quinta maior cadeia em número de lojas no mercado português.
Estamos bastante satisfeitos, continuamos a crescer a um ritmo de quatro a cinco restaurantes por ano", afirmou.
As lojas oferecem seis a cinco sopas diariamente. "Há três que são fixas: a sopa da pedra, a juliana de legumes e a sopa rica do mar",
indicou Lorenzo Herrero, referindo que a ideia é ter sempre um prato de carne, um de legumes e um de peixe.
As restantes sopas variam semanalmente e de acordo com a época do ano, "dentro de um leque de mais de 200 receitas".
Apesar do sucesso em Portugal, a empresa não tem planos de internacionalização da marca a curto prazo: "Não quer dizer que não
seja possível, mas qualquer conceito precisa de uma adaptação. A sopa dentro da cultura portuguesa tem uma importância maior do que
nos outros países".
Numa análise de mercado, constata que há produtos na restauração que são globais, mas outros têm muito a ver com as raízes culturais.
"Toda a gente come um hambúrguer, uma massa, uma pizza, mas a sopa tem de ser adaptada. As pessoas quando se alimentam são muito regionalistas".
As tapas, por exemplo, um conceito "muito espanhol", não vingaram em Portugal. "O português quando quer comer tapas vai a Espanha",
atestou, referindo que aqui há os petiscos, mas "são diferentes".
"Em Espanha e outros países, o conceito de primeiro e segundo prato é normal. Aqui, o conceito de menu é um prato, uma bebida e uma
sobremesa. A sopa é um complemento", acrescentou.
"São costumes, todos os mercados são diferentes. Mesmo com o fenómeno da globalização, na hora de se alimentar, as pessoas
defendem mais as suas raízes", observou. Confessando não gostar da palavra "crise", Lorenzo Herrero indicou
que mesmo nesta altura a empresa continua a ter "oportunidades de expansão", com convites para abrir lojas em novos centros.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Provas de Vinho Madeira em Paris e Londres


O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, em articulação com o sector do Vinho Madeira, organizou ontem uma prova em Paris, seguindo-se amanhã outra, desta vez em Londres.
Estas provas que decorrem nas embaixadas de Portugal contam com as presenças de dois representantes do IVBAM, Paula Cabaço Presidente do Conselho Directivo e Rita Galvão, Chefe de Divisão de Promoção. Ao nível das empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, estão presentes cinco empresas Madeira Wine Company; Vinhos Barbeito; Justino Madeira Wines; Henriques & Henriques e Pereira de Oliveira.
Estes eventos são especificamente direccionados para um público-alvo constituído por profissionais, distribuidores, retalhistas, jornalistas e chef’s bem como profissionais do canal horeca.

O mercado francês é o primeiro em termos de exportação de Vinho Madeira, com um total de 1,1 milhões de litros de Vinho Madeira comercializados em 2008, o que equivaleu a um volume de negócio de 3,4 milhões de euros. A Grã Bretanha vem logo atrás, tendo sido em 2008 o segundo maior mercado de exportação com uma comercialização de 242 mil litros e um volume de negócio que corresponde a 1,4 milhões de euros.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Coelho guisado


A época da caça começou esta semana. A sugestão que apresento - coelho guisado- faz parte do receituário tradicional da Madeira, embora existam mais receitas desta iguaria apreciada pelos madeirenses.


Ingredientes:

1 coelho

1 cebola

2 tomates

2 dentes de alho

1 folha de louro

Meio chouriço de vinho

Colorau q.b.

Pimenta moída q.b.

Sal q.b.

Salsa q.b.

Manteiga q.b.

1 cálice de vinho branco


Pique a cebola e junte um pouco de colorau, os tomates descascados e cortados, o chouriço em rodelas, o vinho branco, a pimenta moída, o sal, a manteiga, a salsa, o alho picado e o louro em pedaços. Faça um guisado. Enquanto isso, lave o coelho em pedaços com vinho branco e junte ao guisado. Deixe cozer até ficar apurado, por cerca de uma hora. Acompanhe com arroz cozido.


Bom apetite!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Trabalho a quanto obrigas...

De regresso à Madeira, depois de uma temporada em trabalho no Porto Santo, deixo a garantia de manter este espaço actualizado com o melhor da gastronomia madeirense. Para já, umas curtas férias e mãos à obra para nova temporada de degustação. Um abraço.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gastronomia em foco no Festival de Arte Camachense


O Festival de Arte Camachense, a decorrer até quarta-feira é um certame de tradição, criatividade e inovação, organizado pela Casa do Povo da Camacha, estando a gastronomia em plano de destaque.
O largo Conselheiro Aires de Ornelas apresenta uma boa oferta no sector da restauração, com particular destaque para a Casa de Pasto o Caroto, espaço que oferece aos clientes aspectos da gastronomia regional e nacional. Desde os famosos petiscos como as favas guisadas, orelha de porco e miudezas de galinha, os comensais podem degustar a sopa de trigo, arroz pato, arroz tamboril, bacalhau com Natas, bacalhau no forno, cabrito assado no forno, ensopado de borrego e como sobremesa para saborear uma refrescante mouse de lima.
O evento apresenta, entre outros atractivos, o primeiro encontro de música étnica da Macaronésia e o festival do emigrante camacheiro.
Elsa Nóbrega, presidente da Casa do Povo da Camacha destacou que o Festival de Arte Camachense «constitui a afirmação da nossa identidade cultural».

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Reis de Espanha beberam "Terras do Avô"


O vinho branco madeirense "Terras do Avô" foi seleccionado para o jantar oferecido pelo Governo Regional da Madeira aos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, aquando da sua visita oficial à Região Autónoma, a convite do Chefe de Estado português, Cavaco Silva. O monarca espanhol foi presenteado com o melhor da gastronomia madeirense, tendo sido ainda entronizado na Confraria do Vinho Madeira.
Os três dias de visita à Madeira de Juan Carlos e Sofia constituiram um excelente meio de promoção do nosso destino turístico, com o monarca espanhol sensibilizado com as questões de natureza política e social desta região ultraperiférica.
À mesa, foram servidas aos reis e comitiva, iguarias da gastronomia madeirense apreciadas pelo Chefe de Estado de Espanha.
O branco "Terras do Avô" já passou por diversas provas de fogo. Aguardemos serenamente pelo tinto.

domingo, 2 de agosto de 2009

Festival do Petisco no Porto Santo


O Festival do Petisco, organizado pela Câmara Municipal do Porto Santo e pela "Areal Dourado" terminou ontem, com um balanço positivo.
O certame que animou a "ilha dourada" durante sete dias, teve uma adesão significativa de visitantes que nesta altura do ano enchem o Porto Santo.
A promoção dos produtos de excelência da ilha foi o objectivo do evento gastronómico, perfeitamente alcançado segundo os organizadores.
Além dos petiscos locais como os chicharros fritos, pezinhos de porco e escarpiada, a oferta passava pelas iguarias regionais e nacionais, como a espada, carne vinha d'alhos, mexilhão e amêijoas.
Para o próximo ano, a Alameda Infante D. Henrique volta a receber o cartaz gastronómico da ilha dourada.