quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Provas de Vinho Madeira em Paris e Londres


O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, em articulação com o sector do Vinho Madeira, organizou ontem uma prova em Paris, seguindo-se amanhã outra, desta vez em Londres.
Estas provas que decorrem nas embaixadas de Portugal contam com as presenças de dois representantes do IVBAM, Paula Cabaço Presidente do Conselho Directivo e Rita Galvão, Chefe de Divisão de Promoção. Ao nível das empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, estão presentes cinco empresas Madeira Wine Company; Vinhos Barbeito; Justino Madeira Wines; Henriques & Henriques e Pereira de Oliveira.
Estes eventos são especificamente direccionados para um público-alvo constituído por profissionais, distribuidores, retalhistas, jornalistas e chef’s bem como profissionais do canal horeca.

O mercado francês é o primeiro em termos de exportação de Vinho Madeira, com um total de 1,1 milhões de litros de Vinho Madeira comercializados em 2008, o que equivaleu a um volume de negócio de 3,4 milhões de euros. A Grã Bretanha vem logo atrás, tendo sido em 2008 o segundo maior mercado de exportação com uma comercialização de 242 mil litros e um volume de negócio que corresponde a 1,4 milhões de euros.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Coelho guisado


A época da caça começou esta semana. A sugestão que apresento - coelho guisado- faz parte do receituário tradicional da Madeira, embora existam mais receitas desta iguaria apreciada pelos madeirenses.


Ingredientes:

1 coelho

1 cebola

2 tomates

2 dentes de alho

1 folha de louro

Meio chouriço de vinho

Colorau q.b.

Pimenta moída q.b.

Sal q.b.

Salsa q.b.

Manteiga q.b.

1 cálice de vinho branco


Pique a cebola e junte um pouco de colorau, os tomates descascados e cortados, o chouriço em rodelas, o vinho branco, a pimenta moída, o sal, a manteiga, a salsa, o alho picado e o louro em pedaços. Faça um guisado. Enquanto isso, lave o coelho em pedaços com vinho branco e junte ao guisado. Deixe cozer até ficar apurado, por cerca de uma hora. Acompanhe com arroz cozido.


Bom apetite!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Trabalho a quanto obrigas...

De regresso à Madeira, depois de uma temporada em trabalho no Porto Santo, deixo a garantia de manter este espaço actualizado com o melhor da gastronomia madeirense. Para já, umas curtas férias e mãos à obra para nova temporada de degustação. Um abraço.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gastronomia em foco no Festival de Arte Camachense


O Festival de Arte Camachense, a decorrer até quarta-feira é um certame de tradição, criatividade e inovação, organizado pela Casa do Povo da Camacha, estando a gastronomia em plano de destaque.
O largo Conselheiro Aires de Ornelas apresenta uma boa oferta no sector da restauração, com particular destaque para a Casa de Pasto o Caroto, espaço que oferece aos clientes aspectos da gastronomia regional e nacional. Desde os famosos petiscos como as favas guisadas, orelha de porco e miudezas de galinha, os comensais podem degustar a sopa de trigo, arroz pato, arroz tamboril, bacalhau com Natas, bacalhau no forno, cabrito assado no forno, ensopado de borrego e como sobremesa para saborear uma refrescante mouse de lima.
O evento apresenta, entre outros atractivos, o primeiro encontro de música étnica da Macaronésia e o festival do emigrante camacheiro.
Elsa Nóbrega, presidente da Casa do Povo da Camacha destacou que o Festival de Arte Camachense «constitui a afirmação da nossa identidade cultural».

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Reis de Espanha beberam "Terras do Avô"


O vinho branco madeirense "Terras do Avô" foi seleccionado para o jantar oferecido pelo Governo Regional da Madeira aos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, aquando da sua visita oficial à Região Autónoma, a convite do Chefe de Estado português, Cavaco Silva. O monarca espanhol foi presenteado com o melhor da gastronomia madeirense, tendo sido ainda entronizado na Confraria do Vinho Madeira.
Os três dias de visita à Madeira de Juan Carlos e Sofia constituiram um excelente meio de promoção do nosso destino turístico, com o monarca espanhol sensibilizado com as questões de natureza política e social desta região ultraperiférica.
À mesa, foram servidas aos reis e comitiva, iguarias da gastronomia madeirense apreciadas pelo Chefe de Estado de Espanha.
O branco "Terras do Avô" já passou por diversas provas de fogo. Aguardemos serenamente pelo tinto.

domingo, 2 de agosto de 2009

Festival do Petisco no Porto Santo


O Festival do Petisco, organizado pela Câmara Municipal do Porto Santo e pela "Areal Dourado" terminou ontem, com um balanço positivo.
O certame que animou a "ilha dourada" durante sete dias, teve uma adesão significativa de visitantes que nesta altura do ano enchem o Porto Santo.
A promoção dos produtos de excelência da ilha foi o objectivo do evento gastronómico, perfeitamente alcançado segundo os organizadores.
Além dos petiscos locais como os chicharros fritos, pezinhos de porco e escarpiada, a oferta passava pelas iguarias regionais e nacionais, como a espada, carne vinha d'alhos, mexilhão e amêijoas.
Para o próximo ano, a Alameda Infante D. Henrique volta a receber o cartaz gastronómico da ilha dourada.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Semana gastronómica de Machico começa amanhã


A 24.ª edição da Semana Gastronómica de Machico começa amanhã prolongando-se até 9 de Agosto, organizado pela Câmara local e com um vasto programa de animação.
Seguindo os moldes do ano passado, o “cartaz” oferece dez noites de animação, num espaço de degustação das principais especialidades gastronómicas do concelho e da Região, das quais se destacam as lapas grelhadas, o atum (escabeche) e as castanhetas.
O evento contará com a presença de 12 restaurantes, sete bares e seis associações (culturais e desportivas), em representação das várias freguesias do concelho. Este ano, associa-se à semana gastronómica os novos restaurantes da Frente-Mar de Machico.
Do programa musical, os destaques vão para os concertos do brasileiro Martinho da Vila, amanhã à noite, do português Toy (5 de Agosto, quarta-feira) e do projecto Dennisa & The Boys (dia 8, sábado). Outros espectáculos ficarão a cargos de grupos regionais.
Paralelamente à animação musical, haverá fogo-de-artifício (dia 31) e uma nova edição do Festival de Cocktais (9 de Agosto), organizado pela Associação de Barmen da Madeira.