terça-feira, 26 de maio de 2009

Atum salpresado ou atum de São João


O atum salpresado é um dos pratos tradicionais da Madeira, que ganha maior procura na quadra festiva dos santos populares, razão pela qual, é também conhecido por atum de São João. A sugestão que apresento hoje permite confeccionar para familiares e amigos um dos mais apreciados pratos de peixe da gastronomia madeirense, na qual o atum assume um lugar de destaque.

Ingredientes:
1 posta de atum com cerca de 700 g
4 dentes de alho
600 g de feijão encarnado em vagem
2 abóboras verdes
4 batatas
4 cebolas médias
4 semilhas
4 maçarocas
orégãos, azeite, vinagre e sal grosso q.b.

Três ou quatro dias antes do São João, escolha uma posta de atum gordo, de preferência de ventrecha (barriga) e faça uns golpes. De seguida tempere com sal grosso, alho cortado às rodelas e os oregãos e deixe ficar assim. Algumas horas antes de confeccionar a refeição, deite o atum de molho em água fria. Depois coza o atum durante uma hora, juntamente com o feijão e a cebola. À parte, coza as batatas, as semilhas, as abóboras e as maçarocas. Retiram-se à medida que forem cozendo. O atum é servido com os legumes cozidos e temperados com azeite e vinagre.

Sugestão: Pode deixar de temperar o atum com os orégãos e optar pela segurelha durante a cozedura. Este prato pode ser ainda acompanhado com salada de pepino, tomate e cebola temperada com azeite e vinagre.

Bom apetite!

Santos populares na Madeira


Junho é o mês dos santos populares. Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29. Na Madeira e Porto Santo, as festas populares são vividas pelas paróquias que dão nome do santo com grande devoção religiosa, mas igualmente são um forte motivo para o tradicional arraial e respectivas marchas.
Na freguesia mais populosa da região autónoma, Santo António, no concelho do Funchal as marchas do dia 12 para 13 levam milhares de pessoas para as principais ruas do centro da localidade, devidamente engalanada com os adereços alusivos ao "santo casamenteiro".
Não menos emblemáticos são os festejos de São João. No Funchal, Calheta e Porto Santo as festas concentram milhares de pessoas. Na capital madeirense, a festa já foi das mais rijas de toda ilha, junto à capela de São João, mas a evolução dos tempos transportou a animação para as praças da cidade, nomeadamente no Carmo. A Câmara Municipal do Funchal, aposta forte nos denominados "Altares de São João", igualmente a pensar no turismo que em Junho visita a Madeira.
No Porto Santo as festividades constituem um cartaz importante na animação da ilha. Ali, as marchas já mereceram honras televisivas para todo o mundo. A autarquia local investe bem neste evento popular, visto o mesmo atrair ao Porto Santo alguns milhares de visitantes.
Na Calheta, a festa é vivida com muita animação, igualmente com o desfile das marchas de São João.
Por último, mas não menos importante, são as festas de Sao Pedro, com atenções centradas na vila da Ribeira Brava, outrora um importante centro piscatório regional. O santo protector dos pescadores leva milhares de pessoas ao centro da freguesia, que se veste em grande animação para receber, não apenas os residentes e turistas, mas também os emigrantes que chegam na última semana de Junho para passar as férias com a família.
Em termos gastronómicos os santos populares na Madeira apresentam hábitos totalmente diferentes do resto do país, nomeadamente nos convívios familiares. O atum salpresado ou atum de São João, é uma das iguarias mais consumidas nesta quadra, devidamente acompanhado com maçarocas e feijão cozido com a vagem. Como não há arraial madeirense sem espetada e bolo do caco, nas ruas, estes são os principais elementos confeccionados.
Aos poucos e por influência das superfícies comerciais, as sardinhas assadas ganharam algum espaço, sobretudo nos festejos populares do Funchal.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Queijo fresco com tomate


Nunca como agora os madeirenses habituaram-se a consumir queijo fresco, sobretudo porque do Santo da Serra, é produzido um excelente queijo delicioso para acompanhar as mais variadas saladas frescas. A sugestão que aqui apresento, para duas pessoas, permite apreciar a qualidade do "santoqueijo", que pode ser adquirido em todas as superfícies comerciais a um preço em conta.

Ingredientes:

500 g de semilha
3 tomates maduros
2 queijos frescos do Santo
Oregãos frescos e sal q.b.
1 c. (sopa) de massa de pimentão
2 gemas de ovo cozido
0,5 dl de azeite

Começe por cozer as semilhas com a casca em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra-as, pele-as, corte às rodelas e disponha no centro de um prato de salada, colocando à volta o tomate e o queijo cortado às rodelas. Prepare um molho, misturando bem a massa de pimentão com o azeite e as gemas cozidas e desfeitas. Sirva com o molho sobre as rodelas de semilha e polvilhe com oregãos frescos bem picados.

Bom apetite!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Salada à chefe


No Verão de 2008, lancei um desafio ao meu amigo Marco Ferreira, director do Hotel Vila Baleira, no Porto Santo, para confeccionar um prato com vista a inseri-lo numa edição especial do Jornal da Madeira, intitulada por "Gosto de Verão".
Entusiasta da boa mesa, lá aceitou o repto e deitou mãos à obra. A sugestão que hoje quero partilhar com os visitantes deste blogue é de fácil confecção, rica em nutrientes e económica.
Desta vez decidi apresentar a receita sem a ordem habitual dos ingredientes. Os interessados em confeccionar a "Salada à Chefe", devem seguir os passos descritos na reportagem.
De ar descontraído, avental enrolado na cintura e lenço na cabeça, Marco Ferreira começou por cortar as folhas de alface em juliana, o tomate e o ovo cozido em meia-lua. O primeiro passo para a decoração do prato está dado e reservado. A semilha, previamente cozida, é cortada depois em brunesa (aos cubos), seguindo-se da mesma forma o queijo (barra) e o fiambre.
À medida que aplica o corte, o director hoteleiro recorda que a primeira refeição da sua autoria foi aos 10 anos e logo um pequeno-almoço para agradar aos pais. O efeito foi de tal ordem que a mãe sempre que precisava, solicitava os seus préstimos.
O pimento, devidamente descascado, leva o corte primaveril (cubos pequenos), seguindo-se o peito de frango cozido, igualmente em cubos, mas sem desfazer.
Juntam-se todos os ingredientes cortados envolvendo-os com as natas e o queijo Filadélfia.
Por entre algumas lembranças, Marco Ferreira deixou escapar que alguns dos pratos confeccionados no hotel que dirige são da sua autoria, mas que depois levam o toque final do chefe.
Tudo envolvido, é necessário preparar a forma final. Colocada a película aderente no interior de um recipiente côncavo, deita-se o conteúdo da salada, colocando depois no prato por cima da cama de alface, decorado com o tomate, azeitonas pretas e o ovo. Enfeita-se com um ramo de salsa e está pronta a servir. E como o calor aperta, Marco Ferreira aconselha para acompanhar a salada, uma refrescante sangria ou um vinho branco frutado.

A foto é de João Paulo Martins da Colombopress a quem agradeço a gentileza.

Bom apetite!

Festa do limão com gastronomia



A 8.ª edição da Exposição Regional do Limão, agendada para o próximo fim-de-semana, na freguesia da Ilha (Santana), terá um espaço para a demonstração da confecção de ementas derivadas do limão. Para além desta vertente gastronómica o evento terá diversos stands expositores de limão.
Numa parceria da Casa do Povo da Ilha e da Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural integrado na VIII Exposição Regional do Limão, o chefe executivo da Quinta do Furão, Yves Gautier, irá demonstrar através dos aspectos gastronomicos, ementas derivados do limão, no domingo, dia 17 de Maio, pelas 17 horas.
Também os utentes do Centro de Dia farão demonstrações gastronómicas nos três dias do certame. Refira-se ainda que, para além das iguarias e afins próprios dos arraiais madeirenses, estará patente neste evento, um restaurante de Santana, que será o restaurante oficial da festa do Limão.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vinho Madeira promovido em Londres


A London Internacional Wine and Spirits Fair, entre hoje e amanhã, é considerada uma das feiras mais importantes para o sector a nível mundial, e conta este ano, com a participação de 1.250 expositores, com vinhos e bebidas espirituosas de todo o mundo.
Segundo o Instituto do Vinho Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), o “stand” do Vinho Madeira, integrado no espaço português organizado pela Viniportugal, conta com 21 m2 nos quais estarão representados os vinhos das empresas regionais exportadoras.
Assim, numa estratégia de reforçar os contactos já existentes e aliciar potenciais importadores ao nível mundial, quatro empresas estão representadas, com um balcão próprio, sendo elas: Justino Henriques, Filhos, Lda., Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques – Vinhos S.A. e Pereira d’Oliveira Vinhos Lda.
Para além dos representantes das empresas, o IVBAM está representado por Paulo Rodrigues, presidente do Conselho Directivo, e Rita Galvão, chefe de Divisão da Promoção.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Salada do mar


Juntar a semilha cozida à salada é uma excelente opção. Aconselho a cozer as semilhas com casca e só depois descascá-las. Desta forma, ficam mais saborosas e mais fáceis de cortar. Esta é uma sugestão rica em hidratos de carbono, vitaminas e proteínas. Dá para quatro doses e pode ser guardada por 48 horas no frigorífico.

Ingredientes:

1/2 kg de semilhas
1 molho de espargos verdes
1 couve-flor
3 cenouras
100 g de delícias do mar
2 ovos cozidos
3 c. (sopa) de maionese light
50 ml de leite de soja (facultativo)
sal q.b.

Lave as semilhas e coza-as com a casca em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra e deixe arrefecer, pele-as e reserve. Arranje os espargos, corte a couve-flor em raminhos e a cenoura às rodelas. Coza tudo em água temperada com sal. Corte as delícias do mar em rodelas. Descasque e pique os ovos. Coloque todos os ingredientes numa saladeira. Misture bem a maionese no leite de soja e regue a salada e sirva.

Sugestão: Pode substituir as delícias pela mesma quantidade de oamarão cozido.

Bom apetite!